*💔Entendendo a angústia*
A angústia se manifesta em nós quando sentimos algo que desconhecemos. Temos uma sensação ruim, porque não sabemos o que é, nem da onde vem ou qual é o motivo.
É algo que não é compreendido racionalmente no primeiro instante, mas que foi captado pelo nosso sistema, pelo nosso campo e enquanto não temos consciência do que esta sensação pode ser ou representar damos o nome de angústia.
Isso acontece porque a angústia é uma mistura de medo, vazio e ansiedade. A gente sente um desconforto, um aperto no peito e uma sensação de que algo terrível está prestes a acontecer.
A angústia caminha juntinho com a ansiedade, pois ambas partem do mesmo pressuposto: querer estar no controle de tudo.
E se não estamos no controle, nos sentimos inseguros prestes a ter um ‘piripaque’, uma sensação ruim e enfim uma angústia.
Percebe que a angústia vem quando não estamos no presente, não estamos vivendo o momento, mas sim na ânsia de controlar algo do futuro?
E eu digo uma coisa, o controle é uma ilusão, não existe. Qual o controle que temos em nascer ou não, de saber quando vamos morrer ou se iremos contrair uma doença? Enfim, não temos controle de absolutamente nada.
Assim, se o controle não existe ele gera também uma sensação desconhecida que não sabemos nem dar nome, então dizemos que estamos ansiosos e angustiados.
Veja que ambos não trazem um medo real ou um perigo iminente, são na verdade reações ilusórias de uma ação também ilusória por falta de confiança, presença e de realidade?
É como ter o coração separado e à frente do próprio corpo, e o estado de equilíbrio é quando tudo está tudo integrado: corpo, mente e espírito.
Então, a reflexão que eu trago hoje é: o quanto estamos presentes no aqui e no agora lidando com desafios reais do momento. Será que não estamos no futuro querendo controlar o que não nos cabe?
Faça o alpha profundo diariamente para ancorar esta energia no presente e assim trazer mais confiança e realidade para o agora.
*✒️Andresa Molina*
🪔🌀🪔🌀🪔🌀🪔🌀🪔
Nenhum comentário:
Postar um comentário