Páginas



domingo, 26 de maio de 2019

ANÁLISE DA ESTRUTURA CEREBRAL HUMANA


Há a existência do chamado Complexo R, ou seja, o Complexo Reptiliano, que é uma área cerebral, e o sucesso nos diversos âmbitos da vida depende de como você controla seu cérebro reptiliano, responsável pelo comportamento de domínio, agressividade, violência, fuga, pelo egoísmo (obsessão pela autogratificação do Eu e do Meu) e disso advém todas as intemperanças. Quando é associado com a área límbica no cérebro e a amígdala é imbatível na sua manipulação.
O cérebro pesa 1,5 quilo, o Neocórtex tem 4 milímetros com 8 bilhões de neurônios, dos 100 bilhões de neurônios, ele tem 8 e uma camadinha de 4 milímetros que cobre ele, esse é o Homo Sapiens Sapiens.
No livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, ele fala da inteligência emocional como o domínio do ser humano em cima do cérebro reptiliano. Nesse livro há uma descrição extensa do que é um sequestro emocional.
Ao invés de você pular na garganta de alguém, ser agressivo, egoisticamente impositivo a seus pontos de vista, etc, como um crocodilo faz, não, você conversa civilizadamente, negocia, concorda em discordar e entende que ninguém pensa e age exatamente igual, tudo interdepende dos fatores internos de cada um, como; mentalidade, cultura, educação, instrução, criação, conhecimentos, crenças, etc, e dentro disso você respeita o outro, mesmo que o outro seja ignorante e egoísta, ou seja, mal educado, você respeita o outro e esse tipo de ação é gerada pelo Neocórtex.
Porém, a resposta do Cérebro Reptiliano é algo na casa dos 12 milissegundos e a resposta do Neocórtex é de 24 milissegundos, ou seja, é o dobro, então o impulso de agressividade, violência, acontece em 12 milissegundos (pega 1 segundo, divide por mil e multiplica por 12, é muito rápido, então normalmente não se pensa duas vezes, pois nesse tempo a agressividade já foi deflagrada e após a atitude negativa impulsionada pelo cérebro Reptiliano, 12 milissegundos mais tarde o Neocórtex assume e advém uma análise sensata; epa, fiz besteira, como fui fazer isso?! E essa é uma atitude muito comum no ser humano, agir impulsivamente, agressivamente e depois se arrepender, em alguns casos.
Imaginem que em todas as decisões que vocês tomam na vida, o cérebro Reptiliano está comandando. Na Dissonância cognitiva há a negação, pois existe uma necessidade nos indivíduos aos quais prepondera o cérebro Reptiliano de procurar uma coerência entre suas cognições e discernimentos, conhecimentos, opiniões ou crenças e não há a abertura para se colocar em segundo plano, deixar de lado o pacote mental de crenças e experiências e analisar holisticamente por diversos pontos de vista independente do "pacote" do Eu e do Meu.
Há como transformar um cérebro Reptiliano de um humano num cérebro de um ser mais evoluído, pacífico, equilibrado, equânime. No cérebro onde prepondera o setor reptiliano, há a preponderância de poder, força e falta de empatia e de um discernimento maior, o sucesso do humano está debaixo dessas questões.
Pois se, você não deixar anular e transformar esse cérebro Reptiliano seu, num ser pacífico, que dá para conversar, negociar, discordar, etc, ou seja, baixar o Neocórtex nele para pelo menos equalizar, para ficar 24 com 24 milissegundos, antes dele agredir, violentar, brigar, etc, ele cessa para perguntar, dá tempo para o neocórtex raciocinar? Isso chama-se evolução, o sujeito evoluído é o sujeito pacífico, que aprendeu a soltar, sem apegos. Soltar é o total oposto do reptiliano, o reptiliano é território, é "meu", não solto de jeito nenhum, e um exemplo de um ser iluminado como Buda é o oposto, solta tudo, então, inclusive pela corroboração da biologia, chegamos à conclusão que para ter a verdadeira felicidade que é estável, sem os sobes e desces, pois depende dos fatores internos para transformar os externos, eles são interdependentes, precisamos chegar no nível Búdico e todos os problemas estarão resolvidos individualmente e coletivamente quando um número X de Budas andarem pela face da Terra. Individualmente é tudo resolvido atingindo-se o estado de iluminação, desenvolver as qualidades ao máximo potencial, o amor incondicional e extinguir os venenos mentais da ignorância e o egoísmo que são a matriz dos venenos mentais, fazendo uma catarse, deixando a onda entrar e limpando tudo, há a transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário